Follow Us

Como organizar um Batizado em 9 passos?

O batizado é sempre um evento especial e por deixamos-lhe alguns pontos a ter em conta assim que começa a organizar o batizado.

  • 1. Definir a data

Para encontrar a data ideial, o melhor será sempre recorrer às datas especiais. Aquelas que tenham algum simbolismo. Normalmente as cerimónias de batizado celebram-se ao domingo (confirme com a sua paróquia). O fim de semana torna mais fácil para os convidados poderem participar desta celebração. Marque com antecedência na paróquia, já que muitas das vezes as agendas estão cheias e pode ter de trocar a data.


  • 2. Escolher o local

Para o local onde depois decorrerá a festa é importante ter em consideração a distância da igreja ao local e a facilidade de chegar. Não queremos convidados stressados nem dificuldades. O local escolhido dependerá muito do espírito da festa – se é um ambiente mais descontraído, pode ser algo mais simples. Caso for mais conservador, seleccione um espaço mais requintado (ex.: quintas). Outro fator a ter em conta é a previsão do tempo. Consoante a altura do ano em que vai ocorrer a celebração lembre-se que pode ser necessário ter em consideração um espaço in door. Assim salvaguarda-se de algum imprevisto atmosférico! O número de convidados é fundamental também para a escolha do espaço. Se for uma festa mais intimista e pessoal, não escolha espaços muito grandes. Isso deixará os convidados desconfortáveis e zonas muito vazias. Os convidados devem sempre sentir-se num ambiente acolhedor.


  • 3. Convites

Depois do local e data escolhidos está na hora de enviar os convites.

Pode-se criar convites ou pedir a profissionais ajuda. Os profissionais podem ajudar não só nos convites como em todos os elementos presentes na festa (ex: convites, ementas, etc). Nos convites é fundamental não esquecer a data do evento, o horário da cerimónia e morada da igreja. E também o local onde decorrerá a festa. À partida todos os seus convidados já terão o seu contacto, no entanto pode deixar também presente no convite juntamente com a data de confirmação. 


  • 4. Ementa

Aqui dependerá do horário da cerimónia. Normalmente os batizados realizam-se de manhã e depois segue-se para um almoço. Neste caso pode optar por um almoço volante ou brunch( com salgados, consommés e food finger) que permite a todos os convidados circularem livremente no espaço, ou um almoço sentado com uma ementa definida por entrada, prato principal e sobremesas.


  • 5. O bolo e o Catering

Considere no espaço escolhido uma mesa de destaque para o bolo. Afinal será o centro das atenções e local favorito para as fotografias. Para a escolha do bolo recorra a cake designers especializados (Afinal não queremos arriscar ter um mau bolo num dos dias mais importantes dos nossos babies). Encontre um fornecedor que vá ao encontro das suas expetativas e gostos. Sugerimos escolher um tema – facilita em tudo: na decoração do espaço, no bolo, nos convites, etc.


  • 6. Decoração e Organização

 Num batizado a elegância é sempre palavra de ordem. Aqui não queremos exuberância de cores nem exageros. Nunca esquecer que esta festa é uma cerimónia solene. O branco e cores pasteis são muitas das vezes as cores escolhidas e bem. Queremos um ambiente que transmita paz. Se tiver dificuldades em conseguir fazer sozinha a decoração e organização contrate um profissional. Afinal, se está criar um dia especial, não deixe que nada falhe!


  • 7. Animação

No caso da animação infantil deverá ter em conta o número de crianças que vão estar no evento. Há várias opções: instalar insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, gincanas, bolas de sabão, etc. As possibilidades são infinitas. O que queremos é crianças felizes e adultos a divertirem-se sem estar preocupados com os mais novos.


  • 8. Fotografia e Vídeo

Este é um dos pontos a ter mais em conta. Afinal é o que fica para o futuro. É aqui que vão estar todas as memórias. Escolha um fotógrafo que vá ao encontro daquilo que procura e reflita a sua vontade. Fazer também um registo de vídeo está cada vez mais procurado, porque claro, vivemos numa era digital e queremos guardar todas as memórias possíveis para o futuro.


  • 9. Lembranças

Dar no final da festa uma lembrança aos convidados é um sinal de agradecimento pela presença e partilha deste dia tão especial. Pode oferecer uma fotografia do dia (já existem fotografos que disponibilizam imagens no próprio dia) ou um brinde com simbolismo.

Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário