Follow Us

Receita de cloud dough colorida

A cloud dough, também conhecida como areia da lua, é perfeita para fazer uma caixa sensorial. Veja aqui o nosso artigo com diferentes caixas sensoriais para bebés.

Para esta atividade apenas precisa de 3 ingredientes, que certamente já tem em casa. Se os miúdos forem pequenos e tiver medo que levem a massa à boca, substitua o óleo para bebés por óleo vegetal. Não é aconselhável comerem a massa, mas pelo menos não terá ingredientes prejudiciais, caso tentem provar esta deliciosa mistura.

Vai então precisar de:

  • Farinha
  • Óleo vegetal ou óleo para bebés
  • Corante alimentar

Para fazer a cloud dough terá sempre de manter a proporção 1:8, ou seja 1 chávena de óleo por cada 8 de farinha. Assim pode fazer mais ou menos “areia” desde que ajuste as medidas de acordo com este rácio.

Como fazer:

  1. Coloque a farinha numa taça.
  2. Para tornar a massa colorida tem duas opções: Pode utilizar corante alimentar em pó e misturá-la na farinha antes de adicionar o óleo ou usar corante líquido e misturá-lo com o óleo antes de adicionar à farinha. A quantidade irá depender da cor que pretende obter, comece por colocar um colher de chá e se quiser que fique mais escura coloque mais um pouco de corante.
  3. Coloque os ingredientes todos num saco fechado, amasse e agite até ficarem bem misturados.
  4. Para que o óleo e as cores fiquem bem distribuídos na farinha terá de usar as mãos, “beliscando” a farinha. Como misturámos no saco, no passo anterior, já não deverá manchar as suas mãos.
  5. Assim que esteja tudo bem misturado, alinhe as diferentes cores de cloud dough que fez, na sua caixa sensorial, e coloque alguns objetos para os miúdos brincarem.

Nota: Pode fazer a massa apenas de uma cor, é completamente opcional. Se pretender fazer com várias cores divida a farinha em diferentes taças, quando for adicionar o corante.

Crédito: Powerful Mothering

Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário