Follow Us

Modelo dos pulmões – Como é que respiramos?

Em idade pré-escolar é comum as crianças mostrarem curiosidade sobre o funcionamento do corpo humano. Uma questão frequente: como é que respiramos?

Para crianças pequenas é complicado perceber o funcionamento de um sistema tão complexo como o respiratório. E mesmo simplificando, nem sempre a ideia do ar, algo invisível, é muito visual para os mais pequenos.

Por isso ensinamos-lhe a fazer uma experiência muito simples e divertida para que as crianças percebem como funcionam os pulmões.

O que vai precisar:

  • Fita cola
  • Tesoura
  • Duas palhinhas
  • Três balões
  • Uma garrafa de plástico

Passo 1

Corte as pontas dos balões mais pequenos, corte uma palhinha ao meio e prenda os balões às  palhinhas com fita-cola.

Passo 2

Corte as pontas dos balões mais pequenos, corte uma palhinha ao meio e prenda os balões às  palhinhas com fita-cola. Na outra palhinha, faça dois cortes de um dos lados (para ela ficar com duas metades) e do outro lado faça quatro cortes. Junte os lados que têm dois cortes às palhinhas que já tinha.

Passo 3

Agora pegue na garrafa e corte o fundo da mesma. Na tampa faça um furo (onde caiba a palhinha). Coloque as palhinhas com os balões no interior da garrafa, fazendo com saía a ponta pelo buraco da tampa.

Passo 4

“Abra” a palhinha e prenda-a à volta da tampa, tal como na imagem abaixo.

Passo 5

Corte a ponta do outro balão e coloque-o à volta do fundo da garrafa que cortou.

Passo 6

Já está! Explique que os balões pequenos são os nossos pulmões. Agora a criança puxa o balão e vai ver o efeito de ar a entrar e sair dos pulmões.

Créditos: Kiwico.com

Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário