Follow Us

Como fazer um papagaio de papel

Com as férias de verão quase à porta, é preciso planear atividades para entreter os miúdos.

Trazemos uma sugestão em que eles podem ajudar na “construção” e depois utilizar para se divertir num dia no parque ou até mesmo na praia. Desde que o tempo colabore e haja um pouco de vento, podem exibir, com orgulho, os seus papagaios de papel que eles mesmos fizeram!

Vai precisar de:

  • Um pedaço de papel grande
  • Pauzinhos de madeira
  • Serra pequena
  • Cola
  • Fita cola transparente
  • Fio de papagaio

Como construir o nosso papagaio:

1. Para fazer o “esqueleto” do nosso papagaio, corte dois pauzinhos, um com 80cm e outro com 60 cm. Faça um corte em cada uma das pontas, como pode ver na imagem. É importante que estes cortes sejam iguais em todas as extremidades.

2. Pegue num pouco do fio de papagaio e utilize para juntar os dois pedaços de madeira, a uma distância de cerca de 25cm do pauzinho maior, de forma a fazer uma cruz. Faça bastantes nós para garantir que fica bem preso.

3. Enrole o fio de papagaio à volta de uma das pontas dos pauzinhos, até cerca de 4 a 5 cm. Enrole o fio para baixo, para que volte ao fim do seu pauzinho e garanta que fica bem preso com ajuda da fita cola.

4. Passe o fio à volta da estrutura criada, garantindo que passa pelos recortes que fez nas extremidades dos pauzinhos. Quando voltar ao primeiro recorte, enrole o fio novamente e faça um nó ou use a fita cola para o prender.

5. Já tem a estrutura em forma de diamante criada e bem segura. Caso seja necessário, ajuste os pauzinhos para ficarem com a forma desejada.

6. Pegue no pedaço de papel e corte com uma margem de 2,5cm à volta da estrutura criada com os paus de madeira.

7. Comece pela direita de um dos lados e cole o papel sobre a estrutura do papagaio, usando a cola. É importante utilizar um tubo de cola que garanta que o papel fique bem preso.

8. Faça pequenos recortes nos cantos do papel para conseguir cobrir toda a estrutura.

9. Deixe os miúdos decorarem o papel à vontade. Neste passo podem ser completamente livres. Se for mais fácil pode fazer este passo antes de colar o papel na estrutura.

10. Coloque um pouco de fita cola transparente no meio, onde os pauzinhos se cruzam, para reforçar o papel. Faça este passo tanto no interior como no exterior.

11. Utilize uma agulha para fazer um furo na fita cola, passe um pouco de fio pelo meio e ate bem. Coloque um pouco de fita cola para ficar bem seguro.

12. Repita este passo alguns centímetros para a direita e para a esquerda do centro dos pauzinhos, utilizando o mesmo pedaço de corda que no passo anterior. Termine este processo novamente no centro, faça outro nó e prenda com fita cola. Este pedaço de fio será o freio.

13. Junte o final da sua corda ao freio, para conseguir colocar o papagaio a voar.

E está pronto! Está na hora de levar o papagaio para a rua.

Crédito: Dream a Little Bigger

Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário