Follow Us

Como fazer iogurte em casa

Já pensou fazer iogurte caseiro? É mais fácil do que parece e, a longo prazo, torna-se bastante económico.

Não precisa de equipamentos especiais, consegue fazer iogurte com os utensílios que tem em casa. Caso tenha uma iogurteira poderá utilizá-la, para tornar o processo mais simples, mas não é uma ferramenta necessária ou indispensável.

Ingredientes:

  • 1,9L de leite (um pouco mais do que uma embalagem)
  • 1 embalagem de iogurte natural de um supermercado (cerca de 125g)

Utensílios:

  • Panela com tampa
  • Espátula
  • Termómetro de cozinha
  • Taça pequena
  • Vara de arames

Modo de Preparação:

  1. Aqueça o leite, numa panela, em lume médio a médio-alto. Sem deixar ferver, deixe o leite aquecer até cerca de 93ºC. Vá mexendo o leite devagar à medida que aquece, para garantir que não queima ou ferve.
  2. Deixe o leite arrefecer até chegar a uma temperatura entre os 44ºC e os 46ºC. Mexa, ocasionalmente, para evitar que se forme uma crosta por cima. Para acelerar o arrefecimento, pode colocar a panela dentro de um recipiente com água fria, enquanto mexe gentilmente o leite.
  3. Misture o iogurte natural com o leite. Primeiro coloque cerca de uma chávena do leite aquecido numa taça e adicione o iogurte. Vá mexendo até o iogurte se ter dissolvido no leite e a mistura ficar homogénea.
  4. Coloque o iogurte diluído no resto do leite, mexendo à medida que adiciona o iogurte.
  5. Cubra a panela e coloque-a no forno desligado – ligue apenas a luz do forno ou enrole a panela em panos para manter o leite quente enquanto fermenta. A ideia é ficar num local seco e que mantenha uma temperatura constante, idealmente de 43ºC. Também pode colocar o iogurte numa iogurteira, caso tenha uma.
  6. Deixe o iogurte fermentar no mínimo por 4 horas ou durante a noite. Quanto mais tempo deixar o iogurte a fermentar, mais espesso irá ficar. Evite mexer o iogurte durante este processo e até que esteja totalmente pronto.
  7. Assim que o iogurte esteja pronto, de acordo com o seu gosto, retire do forno. Caso tenha uma superfície aguada, pode escoar o líquido ou misturar novamente no iogurte antes de colocar nos recipientes. Ao bater novamente vai tornar a textura do iogurte mais cremosa e consistente. Transfira o iogurte para os frascos, tape e leve ao frigorífico.

Nota: O iogurte terá uma validade de cerca de 2 semanas no frigorífico. Na próxima vez poderá utilizar o seu iogurte caseiro, em vez de comprar um iogurte no supermercado. Se ao fim de algum tempo, notar que o sabor está estranho ou não está a fermentar com a mesma rapidez, volte a comprar um iogurte natural no supermercado.

Crédito: Kitchn

Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário