Follow Us

Vamos plantar com os miúdos!

As crianças adoram explorar e mexer na terra, por isso nada melhor do que deixá-los à vontade enquanto aprendem.

Vamos mostrar como fazer uma mini-horta com os miúdos, que vai chamar a atenção deles, permitir que explorem a natureza, que ganhem sentido de responsabilidade, aprendam coisas novas e, ainda, vai incentivá-los a comer mais vegetais! Sim, porque vão ficar tão orgulhosos do seu trabalho, que não vão negar comer aquilo que eles próprios plantaram.

Com a primavera instalada é uma boa altura para começar e se preferir pode fazer esta mini-horta em casa. As sementes poderão ter melhor hipóteses de crescer porque a exposição ao sol, água e temperatura serão controlados. Caso tenha um jardim poderá fazer a horta no exterior.

Então mãos à obra e vamos lá criar a nossa hortinha!

Primeiro terá de encontrar um sítio ideal para a sua horta. Escolha um sítio que receba bastante luz natural, tenha um bom solo e que esteja num local acessível à criança. Poderá criá-lo numa pequena parcela do seu jardim ou numa caixa/vaso.

Deixe que o seu filho escolha a disposição do jardim, não tem de ficar tudo perfeitinho. Encoraje-o a utilizar a sua criatividade e imaginação para criar a sua horta.

O solo que já tem no seu jardim pode também ser utilizado na mini-horta do seu pequeno, mas caso não sirva poderá sempre comprar.

Se utilizar o solo do seu jardim, garanta que não tem ervas ou insetos que possam prejudicar a sua plantação.

Será importante também comprar fertilizante e composto, para que tudo corra bem!

Agora basta escolher os vegetais que quer plantar. O ideal é optar por aqueles que são fáceis de crescer, para que os miúdos não percam o interesse. Pode plantar tomates, brócolos, cenouras, pepinos, ervilhas, morangos, etc.

Deixe que os miúdos participem em todo o processo! Quando as sementes começarem a crescer, deixe que seja ele a regar sozinho e a cuidar do seu canteiro.

Boas plantações!

Crédito: Montessori Nature

Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário