Follow Us

Quem disse que a matemática não pode ser divertida?

Jogos de estratégia e lógica que tornam a matemática divertida e juntam toda a família!

Jogo do 24

Este jogo é indicado para crianças a partir do 4º ano, podendo ter até 4 jogadores.

O jogo do 24 consiste num baralho de cartões com 4 números, podendo alguns deles serem repetidos. Os jogadores podem utilizar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), podendo incluir parênteses, e em cada jogada podem recorrer a uma ou mais operações. O objetivo é conseguir chegar ao resultado 24, utilizando os 4 números do cartão, cada um deles uma única vez.

Depois das cartas baralhadas, cada jogador tira uma carta e escreve num papel a sua resolução e a jogada termina assim que todos os jogadores tenham a sua resposta. Se preferir pode definir um tempo razoável para cada jogada, como por exemplo dois minutos.

Cada jogador que acerta recebe o número de pontos correspondente ao número de pintas que se encontra em cada canto do seu cartão.
O jogo termina quando não houver mais cartas no baralho e o vencedor será o jogador com o maior número de pontos.

Pode fazer download do jogo do 24 aqui.

Dominó Matemático

Este jogo tem as mesmas regras que um jogo de dominó normal e a única diferença são apenas as peças do jogo. Em vez das tradicionais, cada peça terá uma operação que as crianças terão de realizar para perceber qual poderão colocar na próxima jogada.

Pode imprimir o jogo aqui, só tem de escolher o tipo de operações que pretende, de acordo com a idade da criança.

Sudoku

Um dos jogos mais populares para crianças e adultos. As regras são simples: cada jogo tem 3 x 3 quadrados que, por sua vez, se encontram divididos em 3 x 3 casas. Algumas das casas estão preenchidas e as que estão em branco devem ser preenchidas com um número de 1 a 9. O desafio? Cada número só pode aparecer uma vez em cada quadrado e também uma única vez na sua linha horizontal e/ou vertical.

Pode imprimir consoante o grau de dificuldade aqui.

Torres de Hanói

Este jogo é indicado para crianças a partir do ensino básico e permite melhorar o seu raciocínio lógico. É um jogo de estratégia em que o objetivo é passar um disco de cada vez da primeira torre para a última, sendo que os discos maiores nunca poderão estar encima dos mais pequenos. Existem 3 torres no total, a torre de origem, uma torre de trabalho que se encontra no centro e a torre de destino.

Assim que conseguir terminar, desafie a criança a realizar o jogo novamente com o menor número de jogadas possível!



Pikme

Posts Relacionados
Sem comentários

Faça um comentário